quarta-feira, 7 de março de 2012

Ângulos e seus elementos


O ÂNGULO E SEUS ELEMENTOS
        Duas semi-retas que não estejam contidas na mesma reta, e que tenham a mesma origem, dividem o plano em duas regiões: uma convexa e outra não-convexa.
       Cada uma dessas regiões, junto com as semi-retas, forma um ângulo. Assim, as duas semi-retas determinam dois ângulos:

     Todo ângulo possui dois lados e um vértice. Os lados são as semi-retas que determinam. O vértice é a origem comum dessas semi-retas.
     O ângulo convexo, de vértice O e lados , é indicado por: AÔB, BÔA ou Ô.

Observe agora dois casos em que as semi-retas de mesma origem estão contidas na mesma reta. Nesses casos, formam-se também ângulos.
  •  As semi-retas   coincidem. Temos aí o ângulo nulo e o ângulo de uma volta.

  • As semi-retas  não coincidem. Temos aí dois ângulos rasos ou de meia-volta.
Podemos, então, estabelecer que:

Ângulo é a região do plano limitada por duas semi-retas que têm a mesma origem.
   
MEDIDA DE UM ÂNGULO
          A medida de um ângulo é dada pela medida de sua abertura. A unidade padrão de medida de um ângulo é o grau, cujo símbolo é º.
          Tomando um ângulo raso ou de meia-volta e dividindo-o em 180 partes iguais, determinamos 180 ângulos de mesma medida. Cada um desses ângulos representa um ângulo de 1º grau (1º).
Para medir ângulos utilizamos um instrumento denominado transferidor. O transferidor já vem graduado com divisões de 1º em 1º. Existem dois tipos de transferidor: Transferidor de 180º e de 360º.
O grau compreende os submúltiplos:
  • O minuto corresponde a  do grau. Indica-se um minuto por 1'.
                            1º=60'
  • O segundo corresponde a  do minuto. Indica-se um segundo por 1''.
                            1'=60''
Logo, podemos concluir que:
1º  =  60'.60 = 3.600''
Quando um ângulo é medido em graus, minutos e segundos, estamos utilizando o sistema sexagesimal.
Como medir um ângulo, utilizando o transferidor
Observe a seqüência
  • O centro O do transferidor deve ser colocado sobre o vértice do ângulo.
  • A linha horizontal que passa pelo centro deve coincidir com uma das semi-retas do ângulo .
  • Verificamos a medida da escala em que passa a outra semi-reta .
Leitura de um ângulo
Observe as seguintes indicações de ângulos e suas respectivas leituras:
                                      15º               (lê-se "15 graus'')
                                      45º50'          (lê-se ''45 graus e 50 minutos'')
                                     30º48'36''     (lê-se ''30 graus, 48 minutos e 36 segundos'')
Observações
Além do transferidor, existem outros instrumentos que medem ângulos com maior precisão. Como exemplos temos o teodolito, utilizado na agrimensura, e o sextante, utilizado em navegação.
A representação da medida de um ângulo pode também ser feita através de uma letra minúsculaou de um número.

Um ângulo raso ou de meia-volta mede 180º.
O ângulo de uma volta mede 360º.

Questões envolvendo medidas de ângulos
Observe a resolução das questões abaixo:
  • Determine a medida do ângulo AÔB na figura:
Solução       
Medida de AÔB = x
Medida de BÔC = 105º
Como m ( AÔC) é 180º, pois é um ângulo raso, temos:
              m (AÔB) + m (BÔC) = m (AÔC)
                                   x + 105º = 180º
                                             x   = 180º - 105º
                                             x   = 75º
Logo, a medida de AÔB é 75º.

  • Determine a medida do 6angulo não-convexo na figura:
Solução
Verificamos que o ângulo não-convexo na figura (x) e o ângulo convexo (50º) formam, juntos, um ângulo de uma volta, que mede 360º. Assim:
x + 50º = 360º
x = 360º - 50º
x = 310º
Logo, o valor do ângulo não-convexo é 310º.Observe a seqüência utilizada na construção de um ângulo de 50º:
  • Traçamos uma semi-reta .
  • Colocamos o centro do transferidor sobre a origem da semi-reta (A).
  • Identificamos no transferidor o ponto (C) correspondente à medida de 50º.
  • Traçamos a semi-reta , obtendo o ângulo BÂC que mede 50º.
Os ângulos de 30º, 45º, 60º e 90º  são ângulos especiais.
Eles podem ser desenhados com esquadro.

 TRANSFORMAÇÃO DE UNIDADES
Como vimos, quando trabalhamos com medidas de ângulos, utilizamos o sistema sexagesimal.
Observe nos exemplos como efetuar transformações nesse sistema:
  • Transforme 30º em minutos.
Solução
Sendo 1º = 60', temos:
                30º = 30 . 60'= 1.800
'Logo, 30º = 1.800
   
  • Transforme 5º35' em minutos.
Solução
                5º = 5 . 60' = 300'
                300' +  35'= 335'
Logo, 5º35'= 335'.
   
  • transforme 8º em segundos.
Solução
Sendo 1º = 60', temos:
               8º = 8 . 60'= 480
'Sendo 1'= 60'', temos:
                480'= 480 . 60'' = 28.800''
Logo, 8º = 28.800''.
   
  • Transforme 3º35' em segundos.
Solução
                3º = 3 . 60'= 180'
                180' +  35' = 215'
                215' .  60''  = 12.900''
Logo, 3º35'= 12.900''
  • Transforme 2º20'40'' em segundos.
Solução
                 2º = 2 . 60' = 120'
                 120' + 20'  = 140'
                  140'. 60''= 8.400''
                  8.400'' + 40'' = 8.440''
Logo, 2º20'40'' = 8.440''



Um comentário: